Como lidar com a concorrência no mercado de trabalho?

A concorrência está acirrada e as vagas estão cada vez mais exigentes, incluir apenas uma área de atuação no currículo já não é o suficiente e a necessidade de adquirir conhecimentos gerais atualmente é imprescindível.

 

Uma das causas do desemprego são as questões políticas, ou seja se o setor político vai mal, as questões econômicas também não ficam por cima, este fator está ligado a globalização e investimento, e se não entra capital nas empresas, automaticamente haverá corte de funcionários e redução de custo.

Para tentar se sobressair os profissionais de diversos setores tendem a fazer o possível e o impossível para se destacar:

Saiba mais aqui:  Como se destacar no mercado de trabalho competitivo

 

Fique atento as demandas, necessidades, da sua área e se antecipe em relação aos recrutadores e as entrevistas, procure organizar o seu currículo para a vaga referente a candidatura.

 

  1. Crie um diferencial
  2. Seja flexível
  3. A agilidade é essencial
  4. Cadastre-se em sites
  5. Turbine seu Currículo
  6. Acompanhe as vagas
  7. Cuide de seu visual

 

Crie um diferencial – Primeiramente a especialização é fundamental, quanto mais qualificado é o profissional, mais requerido no mercado ele será. Para te ajudar nesta questão separamos vários sites de cursos online para você se especializar.

Saiba mais aqui: cursos gratuitos 

 

Seja flexível – Você estudou muito para ingressar em uma profissão, porém com o desemprego vale a pena aceitar salários menores, freelance ou trabalhar em outra área, e as vezes procurar emprego em regiões mais afastadas, também vale a pena!

 

A agilidade é essencial – Não perca tempo, vá atrás, invista em você e evite deixar as tarefas para o dia seguinte. Ir atrás das vagas e das empresas é uma questão para Hoje!

 

Cadastre-se em sites – Sites de recrutamento e seleção é a melhor opção para ingressar com o pé direito no mercado, além de ser muito mais cômodo, você fica disponível para mais 160 mil empresas ao mesmo tempo, além de ser certeiro, é muito mais barato que ir de porta em porta em busca de uma recolocação sem saber se ao menos é a área que você deseja. Outra vantagem é que além de ficar disponível para as empresa e enviar seu CV para as vagas, as empresas podem encontrar você através da bisca de currículos e te convidar para a entrevista.

Deixe seu CV com a gente: Cadastrar currículo

 

Turbine seu Currículo – Atualizar e repaginar o currículo é fundamental, afinal as empresas exigirem muito mais que um CV organizado, o ideal é que ele contenha informações relevantes a sua á sua área, acrescente ações que beneficiaram a empresa anterior, sucessos na carreira e vantagens que você proporcionou, desta maneira seu CV ganha destaque e visibilidade.

Ganhe mais visibilidade: Atualize seu currículo

 

Acompanhe as vagas – Compreender o que as empresas estão solicitando e quais vagas no setor estão disponíveis irá te ajudar a selecionar as melhores oportunidades para a sua carreira, sendo assim vale a pena configurar seus alertas de vagas dentro de sites de recrutamento para ser avisado sempre que surge uma nova oportunidade, isso te proporciona maiores chances de recolocação.

Não deixe essa oportunidade passar: Busque vagas

 

Cuide de seu visual – Geralmente em sites de emprego tem o campus de inserir a foto, neste caso aposte em uma foto sóbria e roupas mais comportadas. Em relação ao Currículo insira informações relevantes ao cargo, vá direto ao ponto e capriche no mini currículo

“você sabia que o mini currículo é a primeira informação que os recrutadores visualizam?”

Pois é, antes de abrir o currículo completo, as empresas dão uma atenção especial para seu mini currículo. Esse resumo é fundamental para que você receba destaque e visualizações.

Todos estes fatores influenciam para que sua imagem receba credibilidade e passe confiança.

 

Saia bem na entrevista – É muito comum no momento do desespero e nervosismo que o candidato omita informações ou informe que é experiente em alguma habilidade na qual tem apenas conhecimentos parciais. Evite difamar a empresa anterior ou ex chefe. Procure ser sensato e demonstre interesse na empresa, conheça a vaga e se prepare para as futuras perguntas.

Se prepare: conheça as 29 perguntas mais comuns na entrevista 

Deixe uma resposta