Algumas informações sobre cartão de crédito

Muitas pessoas utilizam o cartão de crédito dia após dia no Brasil. Se for uma delas, saiba que o cartão é um meio de pagamento que permite fazer compras à vista ou em parcelas nas lojas. Ele é usado inclusive para pagar contas de água, energia e telefone, ajudando a centralizar as despesas em uma única data de pagamento. E ainda tem até 40 dias para pagar sua fatura sem taxa de juros.

Seu limite

De acordo com sua renda mensal, os bancos ou financeiras definem o limite de crédito. À medida que for fazendo compras com o cartão, seu limite vai aumentando, sendo analisado após o pagamento da fatura.

Data de vencimento

Evite pagar depois do vencimento, fique atendo as datas. Se deixar passar, imediatamente você passa a pagar juros, multas e taxas.

Pagamentos

Quando chega a sua fatura, lhe são apresentadas duas opções: a de quitar o valor total ou parcelar. O certo é sempre pagar o valor total. Assim, é evitado de comprometer parte de seu orçamento com os juros adicionais. O pagamento mínimo só utilizará em situações de emergências.

E se não conseguir quitar o valor total?

Ao fazer o pagamento mínimo, o que sobrou entra no crédito rotativo, e suas taxas são bem elevadas. Se não conseguir quitar no mês seguinte, o valor será ainda maior, devido aos juros,  fazendo gerar uma bola de neve.

Tem opções vantajosas?

Se fizer as contas pela Calculadora do Cidadão, ali já irá apresentar o custo das diferentes modalidades de crédito e do rotativo. Você poderá negociar com o gerente do seu banco a contratação de um empréstimo, se estiver disponível, faça-o para pôr a fatura do cartão em dia.

Ao fazer uma fatura veja seu orçamento

Quando utilizar o cartão de crédito, tenha certeza se o que comprar vai caber no seu orçamento. Veja seus pequenos gastos parcelados, some-os, e veja se podem pesar no final do mês. Uma dica é fazer uma tabela e anotar todas as suas despesas para não perder o controle.

Deixe uma resposta